Plataforma Juridica

Blog de Direito

TJRS ‍⚖️ Site do TJRS ‍⚖️ 【TJRS.JUS.BR】

TJRS: O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, representado pela sigla TJRS, faz parte do Poder Judiciário Brasileiro, atuando no âmbito estadual, visando solucionar conflitos de interesses e resguardar os direitos tutelados da sociedade. O TJRS tem como o principal objetivo garantir os direitos dos cidadãos e resolver suas controvérsias, podendo ser por conciliação, mediação ou pela própria ação Judicial, todavia, é importante ressaltar que o órgão também atua com processos administrativos, como por exemplo, os processos de aposentadoria de seus funcionários ou de requerimento de pleitos adversos da sua logística de funcionamento.

O TJRS, representante do Poder Judiciário no Rio Grande do Sul, faz parte de uma logística referente ao Poder Judiciário que está dividida em 3 graus de jurisdição, sendo a 1° instância, o local do juiz monocrático, ou seja, a instância onde um juíz somente irá analisar a ação judicial, essa decisão poderá ser atacada por recurso e passará para uma instância superior, chamada de 2° instância, nesta oportunidade a ação judicial será julgada por diversos desembargadores do TJRS, ainda é possível atacar a decisão desses magistrados e recorrer para mais uma instância, qual seja a terceira instância chamada supracorte conhecida nacionalmente como STJ e STF.

TJRS Eproc

O TJRS Eproc é um sistema de Gestão de Processos Judiciais, foi muito adotado pelos Tribunais Regionais Federais (TRFS) que atuam em todo brasil e fora bastante útil para automação, gerenciamento, protocolos, anexos de petições, julgamentos de ações, entre outros fatores relacionados a marcha processual, entretanto, atualmente o TJRS Eproc é um sistema obsoleto, sendo substituído principalmente pelo programa Processo Judicial Eletrônico (PJE), desenvolvido pelo CNJ, que traz conceitos mais recentes nos quesitos de automação, segurança, flexibilidade, acessibilidade em seu funcionamento.

O TJRS Eproc é um sistema de gestão processual que possui uma interface específica para protocolo de documentos, petições e início de novas ações e outra interface destinada para consultas de processos já ajuizados, dessa forma, com essa diferença de interface, os tribunais conseguiram desenvolver uma experiência mais amigável e agradável o que facilita a compreensão dos movimentos processuais, bem como a visualização dos documentos anexo ao processo pelo cidadão e pelo operador do direito. Um fato importante é que haverá a migração de alguns processos que atualmente se encontra no TJRS Eproc e que irão se destinar a o PJE, tendo em vista que o sistema desenvolvido pelo CNJ visa unificar de forma nacional a utilização de um único sistema de gestão processual.

Como Peticionar

Para peticionar no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, é necessário ter credenciais e ser advogado, defensor, procurador ou promotor e acessar o respectivo site oficial para protocolo, seja Projudi TJMG ou Pje TJMG, nesta última hipótese, para protocolar petições é necessário ter um token criptográfico, ou seja, um certificado digital.

TJRS Jurisprudência

A TJRS Jurisprudência, significa um conjunto de decisões proferidas por um juiz ou juízes que de forma conjunta chegaram a um entendimento de um determinado tema que frequentemente é levado ao judiciário para apreciação, dessa forma, é possível pacificar as decisões de juízes, por meio do consenso de determinado tema firmado pelos magistrados, respeitando as hierarquias das instâncias superiores. Há de Ressaltar que O juízo tem um dever de seguir até TJRS jurisprudência, no entanto, muitos juízes por terem um direito a liberdade de decidir, conforme o seu livre convencimento, desde que seja, devidamente justificado a sua decisão, acabam não seguindo a lei ao pé da letra, ou não respeitando a jurisprudência, devido o seu pensamento divergir dos precedentes.

TJRS Jurisprudencia
Imagem explicativa sobre o TJRS Jurisprudencia

A TJRS Jurisprudência, é muito utilizada pelos advogados com intuito de ter o conhecimento dos direitos que estão sendo Julgados de forma procedente ou improcedente, conquanto, tais precedentes firmados pelos juízes por meio da TJRS jurisprudência, são embasadas como forma de fundamentação e tese nas futuras ações judiciais que são ajuizadas no Tribunal de Justiça do Estado de Rio Grande do Sul, com intuito de obter de forma semelhante o mesmo direito que fora anteriormente julgado Procedente para outro cidadão. A jurisprudência também serve para evitar o manejo de ações que não possui uma boa probabilidade de êxito, Isto é, que provavelmente não terá um sucesso para o cliente.

Pesquisar Jurisprudencia

Para pesquisa jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRS) é necessário acessar Site oficial do tribunal e clicar na opção jurisprudência, irá aparecer uma página com diversos campos de preenchimento, semelhante a um formulário, O qual deverá ser preenchido com os filtros relativos ao tema de decisões de escolha do seu usuário, por exemplo, caso usuário deseja pesquisar um determinado tema ele utilizará as palavras-chaves relacionadas ao assunto como dano moral negativação indevida e instantes, após de clicar no botão pesquisar jurisprudencia irá aparecer inúmeras decisões relacionadas a essas palavras chaves

TJRS Concurso

A pessoa que deseja laborar no serviço público de forma definitiva, mais especificamente no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, (TJRS), necessitará participar tj-rs concurso o que consiste basicamente em um processo seletivo, de grande concorrência, o qual tem o objetivo de filtrar, por meio de prova, sendo esse um método tido como impessoal, o concorrente mais preparado de forma técnica para assim, trabalhar em uma vaga no serviço público. O TJRS Concurso, é organizado por Edital, este ato administrativo, é enrustido de caráter normativo, com o objetivo de construir as regras referentes a seleção dos candidatos, os assuntos que poderão ser requeridos na prova, as etapas e procedimentos da seleção dos candidatos, bem como, as orientações necessárias para a a devida a realização das provas de forma correta ideal pelo candidato

TJRS Concurso
Imagem explicativa sobre o TJRS Concurso

No TJRS concurso dispõe de vagas para os mais diversos carros, sendo os mais visados deles os carros de técnico judiciário, analista judiciário, e juiz substituto, os quais atingem remunerações que giram em torno de 7000 até os r$ 24000 de forma Inicial. importa que é oferecido vagas para esses cargos em média por volta de cada quatro anos, da mesma forma ocorre para os cargos de conciliador e Juiz leigo. O TJRS concurso possui diversas etapas no seu procedimento classificatório, variando conforme o cargo almejado. as informações relacionadas aos concursos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul estão disponibilizadas no próprio site do órgão do Poder Judiciário, Bastando acessar página principal e clicar posteriormente na opção concursos.

TJRS Comarcas

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul possui competência de jurisdição em todo estado do RS, dessa forma, para cumprir a sua demanda, possui diversas unidades espalhadas pelo Estado visando cumprir a justiça e solucionar os conflitos de interesses e controvérsias de toda a população. O nome dessas unidades se chama TJRS comarcas, Que ser devido hein em três tipos, sendo classificadas como Comarca de entrada Inicial, com marca de entrada intermediária e por fim o último tipo TJRS Comarcas se chama entrada final.

TJRS Eproc
Imagem explicativa sobre o TJRS Eproc

Os tipos de TJRS Comarcas são divididos por número de população que possui cada TJRS comarcas, sendo assim, a entrada inicial, são unidades destinados à municípios que possuem pequena população, a entrada intermediária são destinados a municípios que possui uma população intermediária e a entrada final são unidades destinadas à municípios possuem um grande quantitativo populacional os juízes também possuem organização com base nessa classificação, os juízes que ingressam na carreira começam nas comarcas iniciais, posteriormente plano para as comarcas intermediárias e por fim após um grande amadurecimento em sua carreira eles são destinados às comarcas finais.

  • TJRS Como Peticionar: Para peticionar no TJRS é necessário acessar o eproc ou PJE, com a credencial e senha de advogado. No caso do PJE é necessário possuir um certificado digital, com token criptográfico para entrar no sistema.
  • Como Ser Conciliador TJRS: para ser conciliador no TJRS, é necessário realizar o processo seletivo de conciliador, que via de média ocorre a cada 4 anos.
  • Como Consultar Processo TJRS: Para acessar processo no TJRS, basta acessar o site oficial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e clicar em acompanhamento processual, o que irá aparecer um formulário para inserir o n° do processo e realizar a pesquisa.
  • Como Consultar PEC TJRS: para consultar a pec tjrs é necessário possuir o número da pec e pesquisar no google novo portal pec, como resultado irá aparecer na primeira posição o site oficial para consulta da pec.
  • Como Consultar RPV TJRS: Para consultar rpv tjrs é necessário entrar no site oficial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) e clicar na opção Precatório e RPV, que está localizada no menu localizado na posição centro esquerda do site, sob o título de Processos e serviços.

TJRS Jus Br

O termo TJRS Jus Br, se refere ao website oficial do Tribunal do Estado do Rio Grande do Sul, no sítio é possível encontrar diversas informações relacionados a diversas competências do poder judiciário que orientam os cidadãos e os operadores do direito, sobre o funcionamento e a devida logística atual do tribunal. Também é disponibilizado diversas funcionalidades que auxiliam o contato e promovem com maior celeridade o funcionamento da justiça, como sistemas de gestão processual. É importante ressaltar que o TJRS Jus Br, possui uma ferramenta de integração com os sistemas eprocs e pje, a qual libera a consulta processual pelo próprio Website.

TJRS Jus Br
Imagem explicativa sobre o TJRS Jus Br

Dessa forma, o TJRS Jus Br, possibilita uma maior interação entre os cidadãos de todo o brasil que por algum interesse estejam vinculados ao Judiciário do Rio Grande do Sul, facilitando o acesso aos seus direitos e o acompanhamento de processos que por ventura estão tramitando entre as varas dos juizados. Lembrando que para acessar o TJRS Jus Br, não é necessário de credenciais de login e senha, todavia, para visualizar o processo de forma integral, acessando os autos digitais, é necessário de credenciais de login e senha.

Acesso

Para acesso do TJRS bastará procurar no google a palavra TJRS Acesso, e na pesquisa irá aparecer o site oficial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, é necessário clicar neste link para acessar o site oficial e seu portal, o qual disponibiliza diversas funcionalidades que ajudam o dia a dia dos operadores do direito.

TJRS Concurso Juiz

Para realizar o TJRS concurso juiz, é necessário possuir o título de bacharelado em direito, cumulado com 3 anos de prática jurídica e realizar um concurso que possui uma grande concorrência e diversas etapas de seleção, como por exemplo a primeira prova teórica em média possui mais de 200 questões, após tal procedimento ainda há outras etapas, como prova discursiva, prova oral, entre outros tipo fases que são necessárias no TJRS Concurso Juiz. Porém a Remuneração inicial para ser um juiz substituto é mais de R$20.000,00 (vinte mil reais).

TJRS Concurso Juiz
Imagem explicativa sobre o TJRS Concurso Juiz

O TJRS Concurso Juiz atraí pessoas de todo o Brasil, para sua realização, tendo em vista os benefícios do cargo de magistrado e estabilidade de ser um funcionário público. Os privilégios chamam a atenção de milhares de brasileiros que tentam reiteradamente passar na seleção do TJRS Concurso Juiz, o que é necessário uma vasto tempo de dedicação de estudo e muitos realizam cursos especializados para esse tipo de concurso, com o objetivo de vencer a concorrência tão grande para tão poucas vagas.

TJRS Consulta 1 Grau

TJRS consulta 1 grau é a função disponibilizada no site oficial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, destinado a realização de consultas de processos que tramitam no primeiro grau de jurisdição do tribunal. Para realizar a TJRS Consulta 1 grau de forma rápida é necessário acessar o site oficial do Tribunal e na parte superior da direita, no item que possui uma lupa e informa busca, em cima de tal item, possui um menu de processos, o qual o usuário deverá clicar e inserir consequentemente o número do processo para pesquisa.

Todavia, nessa pesquisa o TJRS consulta 1 grau, retornará apenas informações básicas do processo, assim como, demonstrará movimentações do processo, para acessar de forma aprofundada o sistema, é necessário realizar o login com credenciais de usuário e senha, o qual pela parte deverá ser adquirida em uma das varas que estão em tramitação o seu processo e os advogados podem conseguir por meio do procedimento de cadastro do eproc. Dessa forma, com essas credenciais os usuários conseguiram realizar a TJRS consulta 1 grau de forma mais eficiente, visualizando todas as informações do processo e as páginas digitais do processo.

Consultar Processo

Para consultar processo no TJRS, é necessário abrir o site oficial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e clicar na opção de acompanhamento processual que se encontra localizada na parte da direita, posteriormente irá apresentar uma interface gráfica com formulários para preenchimento, o mais ideal para preenchimento se trata do número processual.

TJRS Advogado

TJRS Advogado é um portal, o qual contém diversas ferramentas informáticas para auxiliar o advogado em seu dia a dia, com o seu trabalho perante o poder Judiciário, o objetivo é contribuir com a facilitação de comunicação entre o elo de advogados e Judiciário, fornecendo automações tecnológicas para a realização de procedimentos judiciais. O TJRS Advogado portal, possui as funcionalidades de consultas e acompanhamentos com notificações por e-mail de processos referente ao advogado, Visualização das páginas digitais do processo, consulta a todos os processos disponíveis no tribunal de forma integrada.

O uso do TJRS portal possui diversos benefícios para todos relacionados na logística processual, como advogados, servidores públicos, magistrados, partes e etc. Buscando o objetiva de aperfeiçoar na era digital e tornar uma justiça mais célere e eficiente, o TJRS portal, traz consigo a vantagem de contato à distância diminuindo o deslocamento e atendimento presencial, a automação de diversos procedimentos processuais, a disponibilidade de acesso às páginas do processo, desde que haja credenciais de acesso, por qualquer tipo de dispositivo que acesse um navegador, beneficiando milhares de pessoas.

Audiencias

Para participar de uma audiência no TJRS é necessário portar um documento de identificação oficial com foto, como carteira de Identidade e chegar com antecedência ao horário do início da audiência pois caso atrase e ultrapasse o horário da audiência o processo poderá ser arquivado e a parte poderá pagar as custas processuais da mesma forma. No caso do advogado deverá estar portando a carteira de identificação profissional da OAB.

TJRS Atualização Monetária

Os processos em andamento que Proferiram uma decisão condenatória com o objetivo de pagar uma quantia Líquida e certa, deverão incidir uma correção monetária e aplicação de juros moratórios, diante o demorado tempo processual, conforme dispõe a lei. Para tanto além da TJRS atualização monetária, com a aplicação do índice cabível para a ação específica, via de regra o INPC, ou em outras hipóteses o IGP-M, deve também ser aplicado o juros de 1% ao mês, conforme preceitua o código civil brasileiro, sendo assim, com a tjrs atualização monetária, o titular do crédito irá receber uma compensação por todo tempo inadimplente que suportou.

TJRS Atualização Monetária
Imagem explicativa sobre o TJRS Atualização Monetária

A TJRS atualização monetária, também pode ser contabilizada pelo site oficial do Tribunal, por meio do sistema de cálculos do TJRS Atualização monetária, que tem como objetivo promover uma colaboração, ajudando a vida dos serventuários da justiça, dos advogados e das partes, com um sistema automático de cálculos, com parâmetros pré definidos para a atualização de valores relacionadas aos processos. Importa tecer que o marco inicial para a atualização monetária da verba oriunda de dano moral é a partir da fixação do dano moral pela sentença, isto é da data da sentença que fixou o dano moral e no caso de juros é a partir da data da ciência de citação pelo réu.