Plataforma Juridica

Blog de Direito

STF ‍⚖️ Site do STF ‍⚖️ 【STF.JUS.BR】

STF: O STF ( Supremo Tribunal Federal) consiste em ser a instância mais alta hierarquicamente do Poder Judiciário brasileiro. A sua atuação desse tribunal é ampla, julgando processos onde as questões podem ser diversas julgando assim constitucionalidade dos processos em questão. O STF por ser um tribunal de última instância é também conhecido como um tribunal constitucional, ao qual, seriam os que julgaram questões de constitucionalidade independentemente dos problemas em questão. Não é à toa que o Supremo Tribunal Federal é conhecido como o guardião da constituição federal de 1988, onde se observa os casos processuais em que há a possível lesão ou até mesmo ameaça a carta suprema.

O Supremo Tribunal Federal (STF) fora criado após a independência do Brasil, tendo como sem entendimento o Supremo Tribunal de Justiça, que logo após a Proclamação da República foi renomeado de Supremo Tribunal Federal. O STF apesar de exercer diversas funções no poder judiciário, A sua função, competência mais relevante é aquela conhecida como controle concentrado de constitucionalidade, quando é dada ações que colocam em dúvida constitucionalidade da matéria da ação envolvida outro conhecida também como ações diretas de inconstitucionalidade.

STF AO VIVO

O STF ao vivo, é uma ferramenta de ligação entre o Supremo Tribunal Federal e a população. O seu meio de comunicação mais conhecido do STF ao vivo é o TV Justiça. A TV Justiça iniciou suas atividades em 2002 sendo que, trata-se de uma emissora pública transmitida tanto em redes de canais fechados como satélite que expõe TV aberta, onde se transmite o julgamentos que ocorram dentro do plenário da suprema corte brasileira. O maior objetivo desta emissora que vale a observação de não obter fins lucrativos, é preencher as lacunas que, por ora, outras emissoras não dispõe de possibilidades para que os cidadãos acompanhe todas as atividades inerentes ao poder judiciário. Dando assim, enfoque ao princípio da publicidade.

O STF ao vivo, também dispõe de outras ferramentas capazes de alcançar com objetivo de elucidar todos os atos da Suprema Corte Federal Através de outros meios de comunicação. Dentre eles, um canal online no site do YouTube ao qual disponibiliza a própria TV Justiça, Ponto jus e a rádio justiça. Estes meios de comunicação disponibilizados pelo STF ao vivo não necessita que o usuário faça nenhum tipo de cadastro ou que ao menos obtenha uma conta de acesso no próprio site e que se hospeda esse benefício, viabilizando ainda mais o acesso dos cidadãos para o Supremo Tribunal Federal.

STF CONSULTA

O STF consulta, é uma ferramenta dada pelo Supremo Tribunal Federal tem com o objetivo de demonstrar os processos públicos e todos os seus atos para diversos tipos de usuário. Isso ocorre, porque o STF consulta tem como objetivo demonstrar todos os seus entendimentos e situações processuais que fazem com que a parte do processo, que poderá ser, o advogado ou as partes litigantes dentro de um processo tenham anuência de todos os atos.

  • O que significa STF: STF significa Supremo Tribunal Federal, onde julga como o seu maior objetivo todos os processos decorrentes de situações que poderão colocar em dúvida a questão da constitucionalidade processual, ou seja, aquele processo onde sua natureza se fez através de uma desconfiança onde poderá ser contestado se esta estará ou estar de acordo com que rege a constituição federal de 1988. Esse controle, mais conhecido como controle de constitucionalidade exercido através de ministros onde julgará se determinado processo é compatível com que rege a Constituição Federal.
  • O que é STF: STF (Supremo Tribunal Federal) é a mais alta instância de um dos três poderes da República, O Poder Judiciário. com a atribuição, de julgar processos que poderão ser ou não constitucionais.E outras palavras, poderá destacar também que é o símbolo maior da Justiça e todo o território brasileiro.
  • STF onde fica: O Supremo Tribunal Federal (STF) se encontra localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília, no Distrito Federal, Brasil.
  • Porque o STF não pode legislar: O STF (Supremo Tribunal Federal) não poderá legislar por essa não ser um atribuição legal deste poder. O poder judiciário. O poder responsável legislar no território brasileiro é o poder legislativo, com a capacidade de criar leis e aprovar Pecs (projeto de emenda constitucional) atuantes em todo território nacional. Entretanto, quando é imposto uma súmula vinculante, ou seja, uma jurisprudência, esta terá uma força normativa de lei, mas, esta não poderá ser confundida como uma lei de fato.

O STF consulta, também é um meio de demonstração de processos não apenas para as partes interessadas dentro de uma ação processual. Em outras palavras, pode-se afirmar que usuário a fim de pesquisa ou por interesse próprio poderá independentemente de ser parte ou não processual consultar determinados processos, dentro do STF consulta, a fim de conhecer os atos processuais disponibilizados pelo STF (e Suprema Tribunal Federal).

STF JURISPRUDÊNCIA

STF jurisprudência, é um acervo de entendimentos processuais capazes de direcionar o judiciário, onde abrange diversos outros processos, com a consequência de uniformizar o judiciário sobre um fato decorrente de litígio. Assim como outros tribunais superiores, o STF jurisprudência tem como objetivo disponibilizar entendimentos e da publicidade a este a fim de que exista uma segurança jurídica mas apropriada para determinadas decisões processuais. Desta forma, compreende-se que as jurisprudências do Supremo Tribunal Federal, julga processos para que outros tribunais possam julgar processos de natureza semelhante a este, contribuindo para uma menor incidência de insegurança jurídica.

Para obter acesso a essa jurisprudências no STF jurisprudência basta que os usuários interessados acessem o portal oficial do Supremo Tribunal Federal (STF), e lá, observe todo o protocolo de busca para que tenha êxito na realização de pesquisa processual. Vale observar que, para obter o acesso ao STF jurisprudência, não necessita que o usuário seja parte processual sustentando a ideia de que todo o processo de público deverá se colocado em público. Entretanto, há hipóteses em que o processo não poderá ser acessado por qualquer usuário, entre eles, o mais comum são os processos que vierem a ocorrer em segredo de Justiça, onde esses processos não deverão ser acessados por terceiros interessados em realizar busca processual.

STF JURIS

STF juris, é uma abreviação que consiste em ser aquilo que é de jurisprudência. Também, o STF juris poderá ser colocado como um portal de acesso ao qual os interessados em realizar buscas processuais poderão obter informações de processos mediante acesso ao site oficial do Supremo Tribunal Federal. Uma colocação a ser feita acerca deste método de pesquisa é que, trata-se da mesma forma de se pesquisar jurisprudências analisando os mesmos conteúdos processuais.

A destacar que, o STF juris é também uma ferramenta de pesquisa onde não só compreende a jurisprudências relacionadas ações que possam ser julgadas como atos inconstitucionais, ou constitucionais, bem como, disponibiliza materiais através de informativos, respectivas datas de audiências públicas, e até mesmo artigos de diversas matérias e de diversos entendimentos através do STF juris

STF MINISTROS

STF ministros, são considerados os membros da corte do Supremo Tribunal Federal de Justiça são escolhidos pelo presidente da república entre figuras com a idade não inferior a 35 anos e nunca superior a 65 anos, ao qual deverá obter um vasto conhecimento jurídico e que detenha uma reputação plena e ilibada dos seus atos. Após a escolha do candidato pelo Senado Federal, obtendo este a maioria absoluta os respectivos candidatos serão nomeados aí então pelo presidente da república como Ministro. neste caso, sendo STF ministros. Vale observação, que esse cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal só estará disponível para novos membros quando couber a cada Ministro a aposentadoria compulsória.

O STF ministros, também detém de um presidente e o vice-presidente, ao qual, são representantes de um dos três poderes da República, O Poder Judiciário. Essas figuras do STF ministros detém o mandato de 2 anos, sendo que, a reeleição para um mandado consecutivo não poderá ser realizada. A outra atribuição do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) é a ocupação do cargo de Presidente do Conselho Nacional de Justiça, que por uma questão de tradição estes membros poderão eleger como presidente aquele Ministro mais antigo que ainda não veio a exercer o cargo de presidente.

STF SUMÚLAS

STF súmulas, é compreendido no âmbito do direito brasileiro como uma interpretação de grande maioria adotada por um determinado tribunal, decorrência de fatos, temas específicos que foram elencados através de processos ao qual foram julgados e que poderão ocorrer e diversos casos semelhantes. O STF súmulas, compõe a finalidade não apenas de demonstrar a jurisprudência (súmula) como uma forma de publicidade de tal decisão para o fim de conhecimento público da sociedade, bem como, propor uma determinada uniformidade para diversas outras decisões que vierem a ocorrer de maneira semelhante.

As súmulas desenvolvidas através do STF súmulas, segue uma diretriz norteadora para diversas outras decisões que poderão ocorrer de modo semelhante ao qual já fora decidido por este e outros tribunais. A grande questão do STF súmulas é uniformizar determinados entendimentos e fazer a manutenção processual para que haja uma menor incidência de insegurança jurídica e novas decisões que poderão vir a ocorrer em outros tribunais quando estas vierem a tratar de ações análogas. Em outras palavras, o Supremo Tribunal Federal tem como objetivo nas suas súmulas demonstrar seu entendimento e orientar novas decisões.

STF NOTÍCIA

STF notícia, é um portal do site oficial do Supremo Tribunal Federal, ao qual, demonstra os atos inerentes a suprema corte brasileira. Essas notícias não se restringem, dentro do STF notícia, a fatos que ocorreram apenas no Supremo Tribunal Federal isso ocorre, pelo qual essa rede de informações demonstra diversas outras atividades não só processuais de todo o sistema judiciário brasileiro.

A de se mencionar que, o Supremo Tribunal Federal, mais precisamente o STF notícias poderá demonstrar em seu portal de acesso notícias do STF, coberturas especiais de fatos que ocorreram no sistema judiciário brasileiro, a TV Justiça onde demonstraria de modo jornalístico usados da suprema corte, a rádio Justiça, banco de imagens, agenda dos ministros da suprema corte, a agenda do presidente, Artigos, entrevistas e até um link direcionado para um canal no YouTube denominado de STF no YouTube e outro link denominado de STF Twitter. Todo este recurso está disponível no portal do STF notícia.

SIGNIFICADO STF

O significado STF quer dizer o que é a sigla para o Supremo Tribunal Federal, onde se trata dá maior importância de Instância do Poder Judiciário brasileiro. Entende-se que, o STF fora elencado e colocado como um protetor da nossa constituição federal brasileira de-1988 onde se define esta natureza de proteção na própria constituição federal no seu artigo 102. entendi sim então que o STF no significado STF compreendi em ser o responsável em julgar todos os processos que poderá a vir está em conflito com que compreende por estar estabelecido pela Constituição Federal brasileira. Vale se destacar, que esses processos também poderão ter como sua natureza processual leis estaduais, federais ou até mesmo decretos municipais que não estejam em conformidade com a Constituição.

O significado de STF, É uma abreviação para Supremo Tribunal Federal qual qual elenco Um grupo de ministros capazes de julgar processos que poderão estar em desacordo, ou desarmonia com a Constituição Federal brasileira de 1988. Vale então, salientar que o significado de STF é proteger a Carta Magna de processos ou atos do Judiciário e Legislativo que poderá está em desconformidade com o que dita a Constituição Federal.