Plataforma Juridica

Blog de Direito

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes: popularmente conhecido como Gilmar Mendes. Figura marcada e imponente do núcleo político de brasília. Gilmar Mendes, ministro do superior tribunal federal do Brasil e ex-presidente do mesmo STF, desde 2008, é um nome que sempre obtêm espaço nas matérias telejornalísticas, colunas de comentaristas políticos e tempo nas reportagens transmitidas via rádio, muito em razão de seu longo tempo de casa, 18 anos, praticamente, na edição deste texto, ele é visto como referência quando o assunto é conhecimento a respeito de STF.

Gilmar Mendes já foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do país, no ano de 2009, pela revista Época, um veículo de comunicação fidedigno.

Não apenas um figurão político, Gilmar Mendes é sócio e idealizador do Instituto Brasiliense de Direito Público. Instituição voltada a cursos de especialização em direito público, oferece cursos de graduação e extensões como a pós-graduação na área, onde o próprio Gilmar Mendes leciona cursos e matérias específicas, junto a outros importantes personagens da elite política brasileira. Sua instituição já deu voz para personagens importantes de vários países influentes do mundo em seus auditórios, personalidades provenientes de: Alemanha, África do Sul e Estado Unidos da América.

A biografia de Gilmar Mendes

A biografia de Gilmar Mendes tem início em 30 (trinta) de Dezembro do ano de 1955, primeira década da segunda metade do século XX. Filho resultado da união de Nilde A. Mendes e Francisco F. Mendes o capricorniano Gilmar é originário da cidade de Diamantina, no estado do Mato Grosso. A biografia de Gilmar Mendes tem sequência com a sua graduação, o ministro é bacharel em direito pela Universidade de Brasília (UnB).

Seus estudos não se limitaram a graduação, a biografia de Gilmar Mendes aponta que ele após tornar-se bacharel em direito ingressou num programa de mestrado pela mesma instituição, UnB. Entretanto foi só o ingresso mesmo, pois ele concluiu o programa na Alemanha, na universidade de Münster. Mesma instituição em que posteriormente iniciaria e finalizaria um programa de mestrado, segundo consta a biografia de Gilmar Mendes.

Gilmar Mendes antes do STF

O cargo de ministro necessita de indicação, então foi necessário que Gilmar mendes tenha mostrado alguns serviços antes. Ele escalou alguns cargos importantes antes como por exemplo: adjunto e consultor da subsecretaria da pres. da república. Assessor tanto na câmara dos deputados, em Brasília, como ministério da justiça. Subchefe na casa civil e por fim advogado-geral na União. Só então Gilmar Mendes foi indicado como ministro. Pode-se ver que trilhou um longo caminho até chegar efetivamente no STF. Em muitas dessas funções, Gilmar Mendes ajudava na elaboração de projetos de leis, sendo algumas aprovadas e outras necessitando de reformulação antes da aprovação. Além de mediar acordos sobre o FGTS.

Quem é João Otávio de Noronha?

João O. de Noronha é ninguém, ninguém menos que o presidente do STJ. O cargo máximo do sistema judiciário brasileiro.

Quem indicou João Otávio de Noronha ao STJ?

O atual presidente do STJ foi indicado ao corpo de ministros do órgão pelo ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, durante o segundo mandato deste.

Quando João Otávio de Noronha tornou-se presidente?

Ele tomou posse de seu atual cargo no antepenúltimo dia do mês de Agosto do ano de 2018.

Idade de Gilmar Mendes

Quando falamos da idade de Gilmar Mendes, não nos referimos apenas a sua idade atual, que atingira 65 anos em 2020. Mas sim a idade de seus feitos. Na idade de Gilmar Mendes poucas pessoas conseguiram realizar seus feitos, tal como quando o mesmos conseguiu ocupar o cargo de procurador da república com 34 anos, relativamente jovem. Exercendo articulações em processos do STF. Essa função foi exercida por ele durante um período de 3 anos, deixando-a de no final do verão do ano de 1988.

Após alguns anos, Gilmar Mendes idade de 35 anos, assume o cargo de Adjunto na subsecretaria da Pres. da República. Função exercida durante um breve ano. Dentre os anos de 91/92 executou a função de consultor no mesmo local, como consta na biografia Gilmar Mendes idade de 36 anos. Ele foi progredindo ao longo da década de noventa, passando pelos cargos de assessor e advogado-geral. Porém, foi nos anos 2000, em 2002 para ser mais preciso, que Gilmar Mendes tornou-se ministro do STF, aos 47 anos de idade.

Como Gilmar Mendes chegou ao STF

A indicação de Gilmar Mendes ao STF foi feita pelo então presidente da república, Fernando Henrique Cardoso. Porém, houve controvérsias na indicação. O ex-presidente da OAB R. de Castro se opôs a indicação de Gilmar, alegando que ele não havia advogado em nenhuma ação, o que exigido para assumir o cargo. Mas a carta enviada ao senado não possuía assinatura do então atual presidente da OAB, Rubem Aprobatto. Sua indicação foi postergada, teve que passar por uma votação especial numa comissão e outra no senado. Após ter resultado favorável em ambos os pleitos, finalmente Gilmar Mendes pode tornar-se ministro do STF.

Twitter de Gilmar Mendes

O twitter de Gilmar Mendes, sim o ministro possui uma conta oficial na rede social twitter. Na última década as redes sociais tomaram uma proporção gigantesca, algumas delas deixaram de ser simples redes de contato para ligar-se com pessoas queridas e passaram a ser vistas como veículos de comunicação devido a estrondosa capacidade de visibilidade que elas possuem. O twitter é uma dessas redes, em que é possível seguir o perfil de pessoas famosas ou públicas. Um exemplo disso é o twitter de Gilmar Mendes, que conta com quase 300 mil seguidores. Nada mal para quem não costumava dar as caras no mundo virtual.

A página oficial do twitter de Gilmar Mendes é @gilmarmendes. Ela foi aberta no mês de maio do ano de 2017. A rede social twitter já era bem consolidada, abrir uma página oficial de uma figura pública depois de tanto tempo demonstra a relevância que a rede possui. Através dela é possível o ministro posicionar-se de forma clara e objetiva a respeito de um fato ou situação corriqueira. É um tanto quanto curioso seguir o twitter de Gilmar Mendes, pois isso permite os seguidores interpretarem de forma direta as posições e reflexões de uma figura tão importante que aparentava estar tão distante e inacessível alguns anos atrás.

Gilmar Mendes e Bolsonaro

Gilmar Mendes e Bolsonaro, o ministro do STF e o presidente da república. Como anda a relação Gilmar Mendes e Bolsonaro? De forma geral, a relação do presidente da república não é a das mais saudáveis com o STF. Diversas declarações de ambas as partes demonstram que o clima de Brasília não é a das melhores. Até mesmo as redes sociais são um meio de comunicação e troca de farpas entra as partes, pois integrantes do STF se posicionam em relação ao presidente e o presidente e seus filhos diversas vezes digitam sobre o STF.

A relação Gilmar Mendes e Bolsonaro há um tempo não é boa. Um dos filhos do presidente chegou a fazer comentários de que o STF deveria ser fechado. Algo que é um absurdo pensar nos dias atuais em que o sistema democrático de direito está vigente no país. Sobre esse tema, o ministro Gilmar Mendes deu declarações afirmando que os em torno de 60 milhões de votos recebidos pelo presidente no pleito de 2018 não o outorgam a passar por cima da constituição brasileira. Logo é possível ver que a relação Gilmar Mendes e Bolsonaro está um pouco estremecida.